7 Super Dicas do Mantra da Produtividade para Pessoas da TI

Postado por DBC Company Em: Agile, Desenvolvimento, Tecnologia Sem comentarios

Trabalhando em Desenvolvimento de Software e Tecnologia da Informação desde 2006, vejo desde lá muitos problemas relacionados à produtividade pessoal, refletindo nos resultados de negócio da organização como um todo. Reuniões sem pauta definida, sem prioridade nem foco. Mesas de trabalho desorganizadas e cheias de papéis impressos que não são utilizados a meses. Interrupções a todo momento quando o trabalho é complexo e exige concentração. Mudanças de prioridade por falta de organização. Muita gente iniciando atividades porém terminando pouco. A desorganização de outras pessoas também afetam diretamente sua produtividade no trabalho.

Falando de algumas dicas sobre como ter foco e concentração dentre tantos meios digitais em um debate de Tecnologia da Informação em 2015, que a ideia do livro do Mantra da Produtividade surgiu, sendo publicado em 2016. As super dicas a seguir são a base para ter uma alta produtividade através da Gestão do Tempo, Gestão de Tarefas, Gestão de Energia e Gestão de Hábitos.

Dica #1. Cuide de seu Ambiente Produtivo

Cada item de utilidade em cima da sua mesa de trabalho é utilizado diariamente? Senão, organize e guarde em algum lugar, ou quem sabe até descarte. A organização da mesa de trabalho é o começo para um bom ambiente produtivo. Se você já ouviu falar na Teoria das Janelas Quebradas, leve isso à risca e não abra exceções quanto ao que é útil no dia a dia. É claro, objetos pessoais ou decorativos pode manter sem problemas.

Dica #2. Tenha Metas

Qual a sua meta para hoje? E nesta semana? Neste mês? Neste ano? Tenha metas definidas tanto para curto quanto para longo prazo. Metas de curto prazo lhe darão a sensação de que o trabalho está em progresso, um dos segredos de se automotivar. Metas de longo prazo lhe darão maiores resultados e grandes recompensas. Busque sempre falar sobre metas com sua liderança e colegas.

Dica #3. Priorize o Trabalho a ser Feito

Como costumo dizer, trabalho é infinito. Sempre haverá muito trabalho a ser feito. Então tenha foco em suas metas e tarefas. Busque entender qual a prioridade de cada item, mesmo que alguém tenha solicitado de uma forma urgente. Questione sobre prazo. Busque negociar pequenas entregas de valor.

 Dica #4. Capture Tudo e Organize

Durante todos os dias de trabalho, surgirão novas tarefas e atividades. Não saia fazendo o que foi recém descoberto. Primeiro capture o item, reflita o que deve ser feito e então priorize. Crie um plano, uma estratégia. Isso será uma tarefa ou uma meta? Seria um compromisso que deve ir para a agenda? Capture, capture, capture. Não deixe nada em sua memória. Não sobrecarregue sua mente e tenha organizado tudo o que deve ser feito.

Dica #5: Busque Foco

Foco é a forma de canalizar toda a sua capacidade cognitiva e intelectual em uma atividade. Para isso, realize sempre apenas uma tarefa por vez. Busque trabalhar em duplas ou em times quando viável. Agende reuniões com a pauta clara já no título. Questione sobre a pauta das reuniões que lhe agendarem. Envie emails com o propósito claro já no título, e inicie o email com um pedido e então depois explique o porquê da solicitação.

Dica #6: Trabalho do conhecimento incremental

A maioria das tarefas e atividades em Tecnologia da Informação são complexas e exigem concentração e foco. Por muitas vezes, ficamos presos tentando resolver algo. O sistema de solução de problemas no nosso cérebro funciona de dois modos. O primeiro modo é com o pensamento focado, quando estamos imersos num problema trazendo soluções que já conhecemos.

O segundo modo é o pensamento difuso, que acontece quando fazemos uma pausa e o cérebro escaneia soluções em segundo plano. Então pode ser durante uma pausa para o café, em momentos de descanso, ou quem sabe voltando para o trabalho no próximo dia, que a solução surge repentinamente “sem estarmos pensando nisso”. Eureka! É o pensamento difuso encontrando uma solução. Para isso, busque fazer seu trabalho de uma forma incremental.

Dica  7: Cuide de sua Energia

A ideia aqui é cuidar não apenas da sua energia física, mas também mental e emocional. Durma o necessário para ter um dia produtivo. Alimente-se bem, e hidrate-se bebendo água durante o dia. Alongue-se ao menos uma vez por dia para eliminar desconfortos físicos. Realize exercícios físicos algumas vezes por semana, preferencialmente os aeróbicos. E não precisa ser um atleta. Uma caminhada de 15 a 30 minutos já está excelente. Se seu corpo permitir, alguns minutos intercalados de corrida. Esportes também são muito bem-vindos.

Dica Bônus: Construa Hábitos Produtivos

Todas as 7 super dicas exigem dedicação inicial até que sejam realizadas de uma forma automática no dia a dia do trabalho. É um esforço que compensa, você terá mais resultados em suas atividades e na sua carreira profissional.

Saiba Mais!

Conheça mais dicas e técnicas de produtividade pessoal no livro do Mantra da Produtividade em mantradaprodutividade.com. Compartilhe com seus colegas e amigos!

Por Dionatan Moura, Agile Coach e Coordenador das meetups Agile Open Space e Mantra da Produtividade e parceiro da DBC!

 

4 Likes

Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Deixe um comentário