METODOLOGIA ÁGIL TRANSFORMA A ENTREGA DE PROJETOS DE EMPRESAS INOVADORAS

Postado por DBC Company Em: Agile, Marketing, Metodologia Ágil, Tecnologia Sem comentarios

Processos ágeis, ou do Scrum, ajudam equipes a desenvolver entregas mais assertivas.

Imagine um cenário no qual um projeto é entregue após um ano de desenvolvimento. Imagine que somente após todo esse tempo você fica sabendo que o resultado não era exatamente o que se esperava. Já foram gastos 12 meses de salários, recursos, energia e, para recomeçar, custará ainda mais dinheiro. Modifique este cenário e veja que entregas feitas a cada quinze dias, por exemplo, permitem correções mais rápidas e com menor desperdício de energia. Esta é uma das propostas que tornam o modelo ágil tão benéfico para empresas.

Uma das principais vantagens da transformação ágil é ter um time de alta performance que gere valor. Equipes menores conseguem entregar até 10 vezes mais que equipes tradicionais. Uma das maiores preocupações hoje em dia é justamente com o valor que será agregado pelo projeto desenvolvido, principalmente em desenvolvimento de trabalhos em TI. O impacto do “ágil” nas empresas tem sido tão grande que já é aplicado em outras áreas ligadas à TI, como RH, Marketing, Financeiro e várias outras.

Uma das principais diferenças do modelo tradicional para o ágil é justamente a entrega contínua de valor, através de interações curtas e pequenas entregas. E foi justamente este um dos problemas que fez com que as empresas precisassem se adaptar: em média 80% daquilo que era produzido não era utilizado, o que significava um grande desperdício.

Entre os valores que pregamos dentro da agilidade, destaca-se o da Coragem. Coragem para dizer aquilo que precisa ser dito e realizar melhorias contínuas. Mudanças fazem parte de qualquer cenário, e mais ainda no mundo da tecnologia. Tanto Ken Schwaber quanto Jeff Sutherland, criadores do Scrum, defendem que “ a mudança deve ser bem-vinda mesmo no último dia de uma Sprint”. A sprint é o nome dado ao ciclo de desenvolvimento no Scrum, que varia de 1 a 4 semanas. O tempo da sprint nunca deve ser curto demais a ponto de um time não ter tempo de gerar valor naquilo que está fazendo, nem grande demais para que não dê tempo de receber um feedback sobre o trabalho.

TRANSFORMAÇÃO ÁGIL

O custo-benefício da transformação ágil é considerado hoje um dos melhores, ao menos é o que diz a IBM, a Microsoft, Apple, Google, e também era o que dizia a Nokia. O ciclo constante dos métodos ágeis permite que as entregas de valor antecipadas eliminem o desperdício, já que processos desnecessários são descartados devido ao feedback constante.  Por outro lado, alguns profissionais ainda resistem à metodologia ágil, por não entenderem como o processo funciona. A melhor forma de conseguir implementá-la, nestes casos, é mostrando suas vantagens e como gigantes dos negócios são adeptos da metodologia.

Não existe fórmula mágica para se realizar a transformação ágil. É necessária a mudança de “mindset” para buscar aquilo que é necessário. Existe um foco maior na comunicação, nas conversas face-a-face, na compreensão de que é possível aprender com os erros e também na hora de priorizar sempre os itens que mais geram valor para que sejam realizados primeiro. O papel de um Agile Coach, Scrum Master e/ou Advisor se faz essencial para que haja fluência neste processo de transformação, avaliando constantemente e dando as orientações necessárias.

Contudo, a transformação ágil não passa apenas por implementar algumas práticas, mas fazer uma mudança cultural significativa. Por isso, ter um parceiro que auxilie nesta transformação e identifique as melhores soluções dentro de cada modelo de trabalho é fundamental.

Este é o propósito da DBC Company há mais de 20 anos: transformar as empresas e potencializar o desempenho dos negócios. Através do DBC Full Experience, um modelo novo, disruptivo e ágil com o foco na performance pode ajudar a transformar o seu negócio em cada etapa desta experiência: do design think a UX e UI, Agile, DevOps e muitas outras.

Ficou interessado e quer os benefícios da transformação ágil na sua empresa com um parceiro que pode fazer a diferença? Fale conosco!

Por Alexandre Fiorentin, Agile Coach DBC Company

7 Likes

Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Deixe um comentário