O que esperar de 2019? Entenda como avaliar as tendências em TI.

Postado por DBC Company Em: Desenvolvimento, Gestão de Pessoas, Tecnologia Sem comentarios

Você já deve ter pensado sobre o que terá de novo na tecnologia em 2019, não? Como esse assunto é nosso dia a dia, incluímos aqui algumas reflexões sobre o setor. Em 2019, ele seguirá crescendo bastante, mas será no uso dos recursos tecnológicos existentes. O que vem acontecendo é que aplicações muito criativas nas tecnologias atuais são mostradas como novidade, mas não é bem assim. Ainda há muito espaço para aplicar as tecnologias atuais nas empresas públicas e privadas. Segundo nossos gestores, um verdadeiro salto vai ocorrer quando os computadores quânticos forem de fato uma realidade. A partir daí, um novo ciclo virtuoso vai iniciar com possibilidades inimagináveis para a sociedade.

Para 2019, os profissionais de TI devem se preocupar com o ‘aprendizado vitalício’, um conceito já bem conhecido na área. A velocidade da chegada de novas tecnologias tende a aumentar, portanto os profissionais deverão aprender todo dia um pouco para não ficarem desatualizados. Da mesma forma que, para se manter em alta, a empresa investe em novas tecnologia, o profissional deve manter-se atualizado para agregar mais no seu local de trabalho e, por consequência, ser mais valorizado.

Um passo tanto para os profissionais da área quanto empresas ficarem a par das mudanças do mercado é estar atento porque a indústria de TI (software e hardware) dá sinais ao mercado das suas tendências. Para acompanhar, devemos estar conectados com o que está ocorrendo no mundo. Ler artigos e entrevistas de pessoas influentes, participar de eventos mundiais de tecnologia, informar a empresa o interesse em se inscrever em workshops. Nestes eventos, há muito informação sobre tendências futuras. O desafio é avaliar quais vão se tornar realidade para não fazer investimentos nem direcionar os negócios da empresa para um rumo que vai se extinguir antes de realmente começar. Muitas empresas quebram por apostarem as fichas em tecnologias que não “decolam”.

Mudanças importantes nos últimos anos

Se olharmos para o que tem acontecido nos últimos tempos, também fica mais fácil imaginar o que está por vir. Pela evolução rápida da TI em comparação aos outros mercados, quando pensamos em mudanças importantes estamos falando dos últimos cinco anos. Neste período tivemos a mudança no desenvolvimento de software. Passamos do rígido modelo indiano CMM e para o Modelo Ágil de desenvolvimento de software. A tecnologia de aplicativos para equipamentos móveis, os “apps”, cresceu muito e chegou no mercado corporativo. Hoje além de projetar os softwares para rodarem em desktop/notebooks é necessário prever partes (ou aplicações inteiras) rodando em plataformas mobile. As ferramentas de Integrações atingiram um potencial transformador muito grande. O que antes era impossível agora é viável através das novas ferramentas/tecnologias gerando um aumento considerável deste tipo de serviço. A DBC iniciou suas atividades de Business Intelligence (BI) em 1998. Assim quando o conceito de Business Analytics (muito mais poderoso e abrangente que o antecessor conceito de BI) chegou foi para nós uma evolução natural. Foi acompanhando as transformações da Tecnologia que a DBC vem crescendo nestes 23 anos.

Futuro

O ano de 2018 foi excelente para a DBC. Crescemos 48,5%. Foi o 2º ano consecutivo que crescemos acima de 40% como consequência de um planejamento estratégico assertivo da empresa. Neste ano conseguimos consolidar o conceito de “Nós Somos Próximos” nos clientes gerando um aumento significativo nos nossos negócios. Fizemos uma série de investimentos em infraestrutura que serão alicerces para o crescimento do ano de 2019. Fortalecemos nosso quadro gerencial para garantir um crescimento dos serviços com qualidade. Mais que crescimento financeiro fomos reconhecidos pelo 7º ano consecutivo como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Esse reconhecimento é de suma importância porque precisamos de um time satisfeito para atender as expectativas dos nossos clientes.

Para 2019, vamos colocar energia nos projetos “VemSerDBC”, no “SmartSourcing” e “DBC Full Experience”. Projetos alinhados com o nosso modelo de negócios e com os nossos clientes!

E que venham ainda mais realizações em 2019!

Por Diretoria DBC.

12 Likes

Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Deixe um comentário