Recife no coração da DBC Company

Postado por DBC Company Em: Desenvolvimento, Gestão de Pessoas, Pessoas Sem comentarios

Ter uma equipe competente e inspirada é um dos principais fatores – se não o grande fator – para que a DBC tenha alcançado tudo que conquistou. Com o crescimento da empresa ao longo dos anos, encontrar pessoas capacitadas para atender as demandas dos clientes tornou-se uma das nossas principais preocupações. Há algum tempo, temos investido no match profissional em outros estados e o resultado não poderia ser melhor. Parte dos nossos talentos vem de longe, atravessam o Brasil para trabalhar e dividir as experiências conosco. Eles nos ensinam e nós compartilhamos com eles. Nossos colaboradores de Recife são motivo de orgulho diariamente.

Identificamos em profissionais de Recife ótimo perfil profissional, muito comprometidos e excelentes tecnicamente. Um desses exemplos é o Lucas, nosso Desenvolvedor que começou a trabalhar com a gente em 2018.

“Aqui me sinto mais valorizado profissionalmente em alguns aspectos como o salário, ambiente de trabalho e o suporte que a DBC tem dado”, conta Lucas.

Lucas

Todos os contratados de Recife são da área técnica, ficando alocados em outsourcing e fábrica de projetos. “Tivemos algumas indicações de profissionais contratados pela DBC, e um foi incentivando o outro na busca de novos desafios em Porto Alegre”, explica a Coordenadora de Gestão de Pessoas Tuanni Miranda.

O processo de seleção é muito similar entre os contratados que moram no Rio Grande do Sul e os que vivem fora.  “Entendemos que o processo seletivo é duplo, além da empresa selecionar o profissional, ele também precisa selecionar a empresa. Para isso, o alinhamento de expectativas e motivações é muito importante”, observa Tuanni.

A SELEÇÃO

A seleção começa com a triagem do currículo, quando é avaliado o perfil técnico do (a) candidato (a). Caso se enquadre, a DBC entre em contato para verificar informações adicionais e confirmar o interesse na vaga. Sendo efetiva a abordagem, o  candidato é chamado para uma entrevista via skype e, depois, encaminhado para conversa com o gestor ou cliente com quem ele ou ela vai trabalhar. Se tudo der certo, a contratação é efetivada. Algumas das vagas tem a necessidade de aplicação de prova técnica e/ou psicológica, podemos customizar conforme a demanda de cada cliente.

ADAPTAÇÃO NA TERRA DA ERVA-MATE

Viajar quase 4 mil quilômetros para trabalhar em outro Estado implica algumas dificuldades. Além da viagem em si, os candidatos precisam lidar com a distância da família, dos amigos de infância, a diferença de clima e de cultura. Quem nunca se sentiu um pouco peixe fora d’água longe de casa?

Como não poderia ser diferente, a DBC tenta ajudar ao máximo na adaptação dos colaboradores de fora para que se sintam integrados não apenas na empresa, mas nos períodos de folga, quando podem passear e conhecer a cidade.  Para ajudar no processo, a DBC elaborou um manual de boas vindas com dicas gerais para as pessoas que não moram no estado.  Ele contém desde bairros para alugar apartamento, imobiliárias, dicas de passeios e gírias.  Assim, as pessoas não ficam tão perdidas nesse primeiro momento.

Os colaboradores gaúchos têm sido bem receptivos e levam os novos colaboradores para passeios, conhecer a cidade e arredores. “ Temos um grupo no Whatsapp chamado Conexões DBC onde inserimos todos os contratados de fora do estado, lá eles podem trocar informações, dicas e até falar de suas principais dificuldades com a mudança. Para os colegas do estado, ter profissionais no time de diferentes culturas e vivências só faz agregar sua experiência profissional e pessoal”, observa a Coordenadora de Recrutamento e Seleção Márcia Petry.

Morar em Porto Alegre também faz parte da realização pessoal dos colaboradores de outros estados, que gostavam da ideia de conhecer outra cultura e reconhecem na capital gaúcha uma opção de qualidade de vida.  “Aqui tem mais áreas verdes, o clima é agradável, o nível cultural da média das pessoas acho melhor. Há muitas pracinhas e parques. Sinto-me mais tranquilo vivendo aqui, mesmo estando longe dos familiares. Acredito que a influência social para minha filha será melhor aqui”, opina Mário, desenvolvedor de Sistemas, vindo de Recife.

Mario

A DBC E OS CANDIDATOS

Como você deve saber, a DBC Company foi premiada sete vezes como Great Place to Work Brasil e seis como GPTW RS.  Claro que esses títulos foram possíveis por alto nível de comprometimento de todos os setores da empresa. Buscar candidatos em outros estados foi uma das formas de agregar ainda mais qualidade ao trabalho desenvolvido aqui.  “Em Porto Alegre e região há um número consideravelmente alto de bons profissionais, mas, com certeza, contratações sem fronteiras aumentam o número expressivamente. Assim, nós podemos optar por contratar profissionais que estejam alinhados com a nossa visão de projeto, aos nossos objetivos ou que nos sejam interessantes por outros motivos, como pela experiência, por exemplo”, avalia Márcia.

A expectativa da DBC é selecionar profissionais com perfil diferenciado, aderentes aos valores da empresa, independe da distância.  Além dos talentos de Recife, no último ano tivemos cerca de 20 pessoas contratadas de outros estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, São Paulo). Os principais cargos que contratamos são: Desenvolvedores Java, Analistas ODI, Analistas de Testes, Analistas BI e DBA.

Para o futuro, a DBC pretende seguir investindo em seleções fora do estado, já que foi alcançada bastante assertividade nos perfis pessoais e técnicos.  Como há demanda crescente por candidatos qualificados, também é vantajoso para a empresa expandir as possibilidades de contratação para outras regiões.

Mora fora do Estado e gostaria de conhecer sobre as oportunidades da DBC Company? Entre em contato com a gente. Será um prazer conversar!

Por Tuanni Miranda – Líder de Gestão de Pessoas

E Márcia Petry – Coordenadora de Recrutamento e Seleção

Apoio e ilustrações: Agência Inncomunn

13 Likes

Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Deixe um comentário