A Importância de DevOps para o Mundo Digital

Postado por DBC Company Em: Capacitação, Desenvolvimento, Tecnologia Sem comentarios

Década de 90, um programador chamado Kent Beck desenvolvia o primeiro framework XUnit para automatização de testes de unidade em Smalltalk, chamado SUnit. Naquela época, programadores literalmente codificavam apenas o que estava num papel impresso, um requisito criado pelo analista de sistemas com toda especificação.

Falar em testes automatizados naquela época é como falar neste ano de 2020 que em 2050 não existirão programadores. Que não precisaremos mais codificar. Bastará informar ao computador os requisitos, que ele vai desenvolver em segundos toda a aplicação, sem qualquer bug ou defeito. E mais, vai dar toda manutenção em código legado! E testadores não existirão também. Nem Designers de UI. (Calma, vai levar décadas ainda…)

Ao longo da mesma década de 90, esse gênio estava experimentando melhores maneiras de programar, condensadas na metodologia ágil chamada eXtreme Programming (XP). Então foram desenvolvidas as técnicas de integração contínua, pequenos releases, posse coletiva de código, padronização de código e TDD Desenvolvimento Guiado por Testes.

Essas técnicas de XP se difundiram no mercado na década de 2000, evoluindo até chegar na década de 2010 ao movimento DevOps, unindo técnicas de Desenvolvimento com a Operação. Sim, DevOps é um movimento, onde involve práticas, técnicas, ferramentas e cultura. Gosto de lembrar da frase “A fool with a tool is still a fool. ” Ou seja, cultura e pensar DevOps é essencial. Como resumir DevOps em três palavras? Fácil, siga esse mantra: “Automatizar, automatizar e automatizar. ”

DevOps se tornou essencial para empresas sobreviverem no mercado. Já pensou no Google, Uber ou Nubank sem testes automatizados ou deploy contínuo? A cada nova versão, diversos bugs e até indisponibilidade. Aos sábados, teria uma parada planejada para um novo deploy. Tenso, né? Se um time desenvolver novas funcionalidades a cada sprint sem testes automatizados, sem um processo rápido de deploy, sem monitoramento automatizado da aplicação, em poucos meses terão tantas dívidas técnicas e bugs precisarão parar tudo e resolver isso. Sem falar da perda de produtividade por trabalhar numa solução instável, podendo até gerar conflitos no time e pessoas buscando novos empregos.

Na DBC temos especialistas em DevOps, tanto em técnicas e ferramentas, quanto em práticas e cultura. Em março temos tanto um treinamento focado em Ferramentas DevOps, quanto um sobre Práticas e Cultura DevOps no DBC Impact, programa de capacitação e desenvolvimento da DBC Company. O de Práticas e Cultura DevOps será ministrado por mim, Enterprise Agile Coach, sou autor do livro de eXtreme Programming (2015) e já palestrei sobre TDD em meetups no Vale do Silício. Acompanhe o site do DBC Impact e faça sua inscrição. Não perca essa oportunidade de aprender e se especializar nesse assunto!

 

Por Dionatan Moura, Enterprise Agile Coach da DBC.

dionatan.moura@dbccompany.com.br

5 Likes