Agile Team Poker DBC, um Assessment para Times Ágeis

Postado por DBC Company Em: Metodologia Ágil, Tecnologia Sem comentarios

Este é o terceiro post sobre Construção de Times. Veja o primeiro post sobre Fundamentos de Team Building e o segundo post sobre Icebreakers Remotos para Team Building.

O Agile Team Poker é um método para auto-avaliação de times sobre diversos atributos que compõem um time ágil, independente de metodologia de trabalho. Foi desenvolvido pelo Enterprise Agile Coach da DBC Dionatan Moura em 2019 e já aplicado em dezenas de times e clientes DBC. Categorias e atributos avaliadas no Agile Team Poker:

Categorias e atributos avaliadas no Agile Team Poker.

O assessment avalia a efetividade do time no momento, e traz uma previsão do que está melhorando, estável ou piorando atributo a atributo. O assessment então serve como forma de criar um plano de ação de melhorias pelo próprio time, com auxílio da gestão e lideranças. Evite o termo “maturidade” do time, porque pode parecer pejorativo. Utilize os termos de “efetividade” do time, ou “saúde” do time.

A base dele foi inspirada em outros assessments tais como o Squad Health Check Model do Spotify [1] e diversos artigos científicos sobre características de times tais como do que faz um time efetivo realizado pelo Google [2]. Estes atributos estão divididos em categorias tais como Negócio, Agilidade, Time e Formação de Time.

Gestão Visual dos Resultados

Após todo o time realizar a dinâmica do Agile Team Poker, o resultado é construído de uma forma visual e de fácil entendimento a todos. Gestores e lideranças do time também participam. É essencial a participação deles, até porque eles fazem parte do time.

O resultado fica como verde para atributos que estão indo bem, amarelo para quando não estão bem mas nem tão ruim assim, e vermelho quando não está nada bom. As setas mostram a tendência do atributo do presente para o futuro próximo. Seta para cima mostra que o atributo está evoluindo, que ações estão sendo feitas. Seta estável mostra que o atributo não piora nem melhora, e que nenhuma mudança ou ação de melhoria existe. Seta para baixo é quando o atributo está piorando, e que ações imediatas precisam ser feitas. O triângulo vermelho com um “!” mostra pontos de atenção, que são atributos que não estão indo bem e nada está sendo realizado de ação de melhoria. Resultado visual do Agile Team Poker DBC:

Resultado visual do Agile Team Poker DBC.

Como Funciona o Agile Team Poker DBC

Cada membro do time, incluindo o gestor e lideranças, possui um deck com um sinal verde, amarelo ou vermelho. E uma seta subindo, estável ou descendo. Cada membro joga às cegas (por isso o nome poker) na mesa, para que não influencie os outros membros do time. Após todos terem jogado as cartas, o time todo desvira as cartas ao mesmo tempo. A partir daí o time precisa discutir os pontos de vista e entrarem num consenso sobre qual é o resultado do atributo avaliado. Há uma carta para cada atributo onde o facilitador vai trazendo aleatoriamente (para não influenciar no resultado). Confira o deck individual de cada membro. (Design por Rafael Oliveira, UX Lead na DBC):

Deck individual de cada membro. (Design por Rafael Oliveira, UX Lead na DBC).

A dinâmica dura de uma hora e trinta minutos a três horas. Dependerá do tamanho do time, e de quanto já vem conversando sobre esses itens em outros momentos.

São nove as possibilidades de cada avaliação individual de atributo. Preste atenção nos seis pontos de atenção. Possibilidades de cada avaliação individual de atributo:

Possibilidades de cada avaliação individual de atributo.

Para adquirir um deck destes, entre em contato com o DBC AGIL.

Assessment Online

Ok, mas e agora que a maioria dos times estão trabalhando remotamente? Os mesmos atributos são avaliados por respostas num formulário online. Google Forms é uma ferramenta gratuita e excelente para isso. Cada indivíduo responde as perguntas, incluindo o gestor e liderança do time.

O resultado do time fica como a seguir, exibindo as médias das categorias dos atributos e as médias das respostas individuais dos atributos. O resultado deve ser sempre compilado por time, e nunca individualmente.

O questionário possui uma afirmação para cada atributo do Agile Team Poker DBC:

  1. O planejamento de entregas do time é realizado de uma forma organizada numa frequência ideal.
  2. O trabalho realizado pelo time entrega alto valor ao negócio.
  3. Há uma alta qualidade tanto nas entregas quanto na solução desenvolvida pelo time.
  4. Existe uma ótima colaboração e comunicação do time com o cliente, e do cliente com o time.
  5. O time consegue responder às mudanças sempre que necessário, conseguindo se adaptar rapidamente.
  6. As atividades do time são claras.
  7. Os papéis dos membros do time são bem definidos.
  8. O time busca a simplicidade nas soluções.
  9. Há aprendizado e troca de conhecimento entre o time.
  10. O time possui ferramentas e infraestrutura adequadas.
  11. Há uma excelente comunicação entre os membros do time.
  12. O processo de trabalho melhora continuamente.
  13. O time possui uma boa auto-organização.
  14. O time possui uma boa sinergia entre os membros.
  15. O time possui um ritmo sustentável de trabalho.
  16. O time possui suporte da gestão.
  17. O time possui um ambiente seguro para discutir ideias e realizar melhorias.
  18. O time possui conhecimento técnico suficiente para realizar o trabalho necessário
  19. O time possui conhecimento de negócio suficiente para realizar o trabalho necessário
  20. Os membros do time buscam a multidisciplinaridade. Ou seja, cada especialista busca entender outras áreas de conhecimento relacionadas ao trabalho.

As respostas ficam em escala Likert, e o membro do time responde se concorda ou discorda com a afirmação. O que gera uma porcentagem de 0 (0%) a 4 (100%).

Após os resultados serem compilados, crie um plano de ação com o time, gestão e liderança olhando cada categoria e atributo.

Serviços DBC AGIL para Team Building

A DBC possui uma equipe especializada em construção de times e realização de assessments de times, de programa e organizacionais. Conheça mais na página https://www.dbccompany.com.br/dbc/agil/ e entre em contato para uma conversa!

Agradecimentos

Antes de tudo, um agradecimento aos times que pilotaram o assessment, em especial ao time DBC “Incubadora” e à sua liderança Luiz Fernando Tellier por ter sido o primeiro time a rodar o assessment.

Outro agradecimento ao agile coach DBC Thiago Mulek, que foi o primeiro facilitador a levar para seus times em clientes DBC e dar feedback importante para refinar os atributos do Agile Team Poker DBC.

Um agradecimento ao Head de Tecnologia da DBC Leonardo Prates pelo apoio à iniciativa de desenvolvimento do Agile Team Poker e às revisões sobre os atributos e categorias.

E um agradecimento final ao Rafael Oliveira, UX Lead DBC, que com sua criatividade visual criou os robôs para os decks.

Licença para Utilização

A licença do Agile Team Poker e do Assessment Online é a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Você pode utilizar livremente em seu trabalho, nunca vender o material, e se modificá-lo, deve atribuir sempre à DBC. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt

Referências

[1] Squad Health Check model – visualizing what to improve
https://engineering.atspotify.com/2014/09/16/squad-health-check-model/

[2] The five keys to a successful Google team

https://rework.withgoogle.com/blog/five-keys-to-a-successful-google-team/

1 Like