Business men working on computers and analyzing financial charts. Analysis, management, technology concept. Vector illustration can be used for topics like business, analytics, finance

Como construir uma carreira no BI

Escrito por Uiliam Venério
 em 11 de maio de 2020

No segundo artigo da nossa trilogia levantamos a questão “Será que o BI está morrendo? ”, onde falamos um pouco mais sobre análise de dados, suas classificações e a importância do BI dentro das organizações. Agora a ideia é falar um pouco sobre carreira e como ingressar no mundo da análise de dados, com foco principal no BI. Vamos falar principalmente da visão por parte do profissional desta área, sobre as habilidades necessárias e os desafios enfrentados diariamente.

Em termos de formação acadêmica a maioria dos cursos de graduação em TI ainda prepara os profissionais apenas para o mercado de análise e desenvolvimento de software e a grande maioria formados trilha a carreira na área da programação. Porém, muitos destes profissionais acabam se identificando muito mais com a parte de análise e entendimento das necessidades do negócio onde o caminho do Business Intelligence passa a ser uma grande alternativa de carreira.

Assim como em outras áreas da TI, nem todos os profissionais que atuam como Analistas de BI necessariamente são formados em tecnologia, podemos encontrar profissionais formados em engenharia, economia e até mesmo administração. Mas isso não significa que os profissionais não precisam de qualificação e conhecimento técnico em TI, pois um dos principais requisitos para trabalhar nessa área é conhecer muito sobre banco de dados. O caminho ideal para um profissional formado em TI é seguir para uma pós-graduação na área, além de curso livres.

Em um panorama mais amplo o Analista de BI atua desde o processo de extração, transformação e carga (ETL) até a construção de dashboards para apresentação das informações e acompanhamento dos indicadores de desempenho (KPIs). Para isso é muito importante adquirir conhecimentos em modelagem multidimensional para criação de data warehouse (DW), integrações de dados e também em ferramentas de visualização de dados.

Atualmente as ferramentas de visualização de dados, como Power BI, Tableau e Qlik, são muito parecidas na criação e apresentação de dashboards, então normalmente o Analista de BI que domina uma das ferramentas consegue facilmente migrar e se adaptar. Por isso, muito mais importante que aprender diversas ferramentas é focar nos conceitos que envolvem apresentações de dados, como, por exemplo, conhecer quais tipos de gráficos são mais indicados para determinados conjuntos de dados e como criar dashboards simples e objetivos permitindo que qualquer pessoa compreenda as informações apresentadas.

Além das habilidades técnicas o profissional da área precisa ter boa comunicação, disposição para aprender sobre diferentes áreas de negócios e principalmente desenvolver o pensamento analítico. O Analista de BI normalmente trabalha em diferentes áreas dentro das organizações, precisando estudar muitas vezes sobre RH, contabilidade, vendas, produção, entre outras, tudo isso para facilitar a comunicação com o responsável pela área de negócio e compreender as suas reais necessidades para estruturar da melhor maneira o modelo de dados da organização.

Reunindo todas as habilidades necessárias, incluindo conhecimentos em estatística, o Analista de BI pode atuar em uma outra frente de trabalho também, não só entregando o conjunto de dados e os dashboards, mas também efetuando análises, descobrindo tendências e apresentando insights.

O mercado para estes profissionais tem crescido muito nos últimos anos, com inúmeras vagas para diferentes níveis de experiências. Claro que no momento atual em meio a pandemia o mercado está retraído na maioria das áreas, mas é bem possível que logo volte a crescer, uma vez que nos momentos de crise e pós-crise as empresas precisam ajustar seus custos e tornar seus negócios mais eficientes, assim o BI tem papel fundamental nessas horas. E logicamente para ter soluções de BI é preciso profissionais qualificados. Portanto, se você tem interesse em ingressar na área, esse é um bom momento para começar a qualificação.

Por Uiliam Venerio, Analista BI na DBC Company

uiliam.venerio@dbccompany.com.br

Quer saber mais? Fique ligado que logo tem artigo novo no Blog DBC.
E quer fazer parte do nosso time? #VemPraDBC

Confira nossas vagas em: https://dbc.compleo.com.br/

#DBCCompany #ConstruindoUmFuturoDigital #VagasTi

por Uiliam Venério Analista BI
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Ferramentas de automação tendências para 2021
Olá, tudo bem? É a minha primeira vez escrevendo aqui no nosso blog, então vou iniciar esse post me apresentando. Meu nome...
Modelagem Dimensional – Star Schema e Snowflake Schema
Agora que já aprendemos os conceitos básicos da modelagem dimensional, no artigo “Introdução à Modelagem Dimensional”, podemos nos aprofundar no tema, abordando...