Como o Big Data Analytics garante vantagem competitiva para empresas

Postado por DBC Company Em: Marketing, Tecnologia Sem comentarios

 

Desde a consolidação da eficiência do Big Data Analytics, muitas empresas vem investindo na tecnologia para construir novas estratégias e modelos de negócios, porém o assunto ainda é novo e portanto muitas empresas não sabem por onde começar, ou que tipos de soluções é possível implementar.

Por fazer uma leitura precisa de tendências, falhas, pontos a serem melhoradas, acertos, relações com o  consumidor, o Big Data pode trazer ótimos resultados para praticamente todos os tipos de negócio.  Saiba algumas das principais vantagens:

Melhora o relacionamento com o cliente (CRM)

A análise de dados tem um papel fundamental na compreensão do perfil do  cliente. Fica bem mais fácil encantar e fidelizar compradores se o seu  produto ou linguagem corresponderem ao que ele procura. O Business  Analytics é uma das melhores alternativas para o  CRM (Customer Relationship Management).  A tecnologia pode aperfeiçoar a experiência do comprador das seguintes formas:

Refina a experiência do cliente com o produto durante pesquisa no site 
da empresa
Propõe produtos que o comprador realmente vai se interessar.
Elabora  ofertas personalizadas para grupos de clientes a partir de seus 
padrões de consumo,  interesses, localização.

Ajuda na tomada de decisões

O Big Data a é uma forte aliada no gerenciamento de riscos, se  adiantando a problemas internos que podem atrasar processos.  Todo o planejamento é baseado em informações inteligentes, pois a análise traduz um grande volume de dados em estratégias mais assertivas.É possível construir processos  relacionando muitas variáveis como compras já realizadas, notícias em veículos de comunicação, melhores pontos de venda.

Transforma o  seu negócio: CRISP-DM (Cross Industry Standard Process for 
Data Mining)

Uma das  informações mais relevantes obtida a partir  da leitura de dados é o CRISP-DM (Cross Industry Standard Process for Data Mining), um ciclo de mineração de dados que pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, composto por seis etapas principais: entendimento do negócio, entendimento dos dados, preparação dos dados, modelagem, avaliação e implantação.  Dessa forma, o empreendedor pode ter um panorama exato do
que é o seu negócio e como pode melhorá-lo.

Análises em tempo real

Com o Big Data Analytics, é possível ter acesso a informações em tempo real, o que possibilita tomada de decisões personalizadas, baseadas no que está acontecendo naquele momento. Além disso, com uma estratégia de comunicação e interação pró-ativa, é possível resolver problemas e impulsionar o e-commerce. A agilidade é, sem dúvida, uma forte vantagem competitiva.

A utilização de tecnologia, processos  e ferramentas de Big Data são decisórios para uma empresa. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do mercado e possibilidades que vão surgindo para a sua empresa se destacar e alcançar vantagem competitiva real.

1 Like