DBC-imagem-blog-23-jan-2

Descobrindo a tecnologia ODI – Oracle Data Integrator

Escrito por Leonardo Moura
 em 24 de janeiro de 2019

Hoje vamos falar de uma tecnologia muito interessante principalmente para as empresas que possuem grandes processos ETL (Extract, Transform, Load): ODI 12c – Oracle Data Integrator. A tecnologia consiste em uma ferramenta robusta para integração de dados de diferentes plataformas e tecnologias, de uma forma visual e de fácil desenvolvimento e manutenção. Como funciona em um repositório de metadados, todo o desenvolvimento fica centralizado em único lugar, mantendo o ambiente compartilhado e padronizado. O acesso acontece pelo “client” ODI-Studio, que utiliza a tecnologia Java. A versão atual inclui o novo conceito de fluxo, inexistente na versão anterior, permitindo múltiplos destinos de carga, tornando o ambiente mais fácil de interagir e desenvolver.

JEITO DBC DE FAZER

Como se trata de uma tecnologia Oracle, que é bastante utilizada em grandes empresas, a DBC Company se destaca por ter um dos maiores times de profissionais capacitados para desenvolver nesta ferramenta.  “Possuímos vários cases de sucesso, utilizando dentro dos clientes o ODI para diversos tipos de trabalho. Desde a geração de Data Warehouses até integrações de grande volume de dados transacionais como varejo e instituições financeiras”, explica nosso Analista de Sistemas, Leonardo Moura.

Sobre as vantagens do uso do serviço, Leonardo destaca a questão de segurança nos controles de acessos e utilização de senhas para execuções “Outros pontos como rastreabilidade de falhas e ‘debug’ são bem evidenciados com os diversos níveis de log que a ferramenta apresenta, ajudando o desenvolvedor a encontrar possíveis problemas e monitorar os tempos de execução de cada passo da carga”, complementa.

BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA:

– Arquitetura mais simples e efetiva;
– Filtro da qualidade dos dados;
– Melhor eficiência na execução;
– Facilidade no desenvolvimento e manutenção;
– Plataforma Independente de Sistema Operacional;
– Compatibilidade com a maioria dos RDBMSs (banco de dados);

NOSSOS PROJETOS

Em um projeto gigante, enfrentamos um desafio pois eram necessárias informações de diversas origens e ao mesmo tempo permitir que outras diversas fontes acessassem os dados. Nele utilizamos ODI 12c, junto com o Oracle EXADATA. Investimos mais de 10 mil horas de desenvolvimento e até hoje fazemos o suporte. Outro projeto similar envolvia Arquitetura Informacional, onde temos um ambiente utilizando Oracle Golden Gate, combinado com ODI. Assim, absorvendo dados de diversas fontes de dados (Oracle, SQL Server, Arquivos TXT) com destino único, o Teradata, que é uma tecnologia de alta performance para tratamento e versionamento de grandes volumes dados, sempre mantendo um nível altíssimo de disponibilidade. Todos esses projetos utilizam a ferramenta ODI para extrair, transformar e carregar os dados independentemente da plataforma de origem e destino. Isso ocorre porque o ODI é realmente uma ferramenta versátil de integração. Segundo o técnico Leonardo, embora a tecnologia já tenha evoluído bastante, há caminhos para que ela cresça ainda mais.

Se você é da área de TI, já devia conhecer ODI ou se interessar pelo tema. Em breve, falaremos da parte técnica dessa tecnologia e outros serviços desenvolvidos em projetos muito legais na DBC. Acompanhe nosso blog para saber mais.

Por Leonardo Moura, Analista de Sistemas na DBC Company.

leonardo.moura@dbccompany.com.br

Quer saber mais? Fique ligado que logo tem artigo novo no Blog DBC.
E quer fazer parte do nosso time? #VemPraDBC

Confira nossas vagas em: https://dbc.compleo.com.br/

#DBCCompany #ConstruindoUmFuturoDigital #VagasTi

por Leonardo Moura Analista de Sistemas
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Ferramentas de automação tendências para 2021
Olá, tudo bem? É a minha primeira vez escrevendo aqui no nosso blog, então vou iniciar esse post me apresentando. Meu nome...
Modelagem Dimensional – Star Schema e Snowflake Schema
Agora que já aprendemos os conceitos básicos da modelagem dimensional, no artigo “Introdução à Modelagem Dimensional”, podemos nos aprofundar no tema, abordando...