Descobrindo o React Native, a ferramenta criada pelo Facebook

Postado por DBC Company Em: Desenvolvimento, Metodologia Ágil, Tecnologia Sem comentarios

Uma das tecnologias que utilizamos para desenvolver projetos de vários clientes na DBC é o React Native. Para entender melhor como esta ferramenta funciona, primeiro precisamos falar do REACT. Criado em 2011 pelos engenheiros do Facebook,  é  uma biblioteca de funcionalidades relacionadas que podem ser acionadas para resolver problemas específicos.  Sendo assim, a tecnologia  é uma biblioteca JavaScript declarativa, eficiente e flexível para criar interfaces visuais, porém, existe todo um ecossistema para obter as ferramentas necessárias no desenvolvimento de uma aplicação web completa.

Primeiramente, o react foi utilizado no próprio Facebook na interface do mural de notícias da rede social. No ano seguinte, passou a ser integrado a outras ferramentas da empresa, como o Instagram. Em 2013, o código foi aberto para a comunidade, colaborando para uma grande popularização.

Por ser uma biblioteca e não um framework, os engenheiros do Facebook resolveram levar o react para fora da Web e iniciaram em 2013 em um Hackathon interno da rede social. Um tempo depois, em janeiro de 2015, o React foi mostrado para a comunidade e seu código fonte foi disponibilizado no  GitHub. Aí surge React Native!

O React Native é a versão dessa biblioteca para ser utilizada para desenvolvimento mobile, permitindo criar aplicativos com interface nativa utilizando apenas JavaScript.  Ou seja, o React Native cria uma ponte para a comunicação do código criado em Javascript com as funcionalidades nativas do dispositivo móvel. Essa abordagem possibilita a geração de aplicações nativas tanto para plataforma Android quanto para iOS sem a necessidade da escrita de dois códigos diferentes.

O React tem se popularizado cada vez mais e uma lista atualizada dos maiores nomes que usam a biblioteca pode ser acessado no site oficial da biblioteca https://facebook.github.io/react-native/showcase.html.

Hoje seus principais nomes hoje em dia são:

Facebook

Instagram

Skype

Airbnb

Walmart

Tesla

Uber

JEITO DBC DE FAZER

Pelas possibilidades do React native, ele se tornou popular rapidamente. A tecnologia é uma grande facilitadora de desenvolvimento mobile, investir nela é investir no futuro. De acordo com statista.com, até  2020 os aplicativos móveis deverão gerar US$ 188,9 bilhões em receita global via lojas de aplicativos e publicidade no aplicativo. Essa é uma grande oportunidade para os negócios.

Para as empresas, é importante focar no mercado de dispositivos móveis, tendo em mente que os consumidores já viram de tudo, já se adaptaram a vários aplicativos e estão conectados a todo o momento. Segundo o IBGE, 138 R$ milhões de brasileiros possuem smartphone.  Como impressionar esta população? Como mostrar a eles que seu serviço é impressionante, funciona perfeitamente e se integra perfeitamente ao sistema operacional móvel deles?

É nesse momento que a DBC Company pode ajudar você, com conhecimento do que há de mais inovador e assertivo na tecnologia, junto com a expertise de profissionais qualificados. Nossas equipes estão em constante aprimoramento sobre essa ferramenta, desenvolvendo sempre um passo à frente e conectado com as necessidades do mercado, como machine Learning, ou chatBot, ou até mesmo, utilizando grandes ferramentas do mercado como Cloud Functions do gigante GOOGLE.

COMO DESENVOLVEMOS SOLUÇÕES PARA NOSSOS CLIENTES

Utilizando o React Native, conseguimos acelerar as soluções para as questões relacionadas a desenvolvimento mobile. Para gerar um aplicativo, teoricamente, seriam necessárias duas equipes, uma para desenvolver para ANDROID e outra para IOS.  Também é preciso sincronizar recursos e layouts. Com o React Native é mais simples, porque a tecnologia gera uma base de código para as duas plataformas.

Quando o cliente traz a questão para a DBC, geramos um briefing para entender a necessidade do cliente. Então dividimos o projeto em metodologias ágeis, e levamos para dentro da nossa fábrica de software.  Aliás, com a metodologia ágil, conseguimos agregar valor a cada entrega. Saiba mais sobre como a aplicamos aqui.

Você já conhecia esta tecnologia? Quer saber mais? Fale com a gente! Já desenvolvemos projetos muito legais com nossos clientes!

Por Diogo Guedes, Desenvolvedor Mobile na DBC Company

diogo.guedes@dbccompany.com.br

10 Likes