Encontrar profissionais alinhados com a cultura da empresa é um desafio

Postado por DBC Company Em: Desenvolvimento, Gestão de Pessoas, Great Place to Work Sem comentarios

Crescer, ter uma equipe de mais de 300 colaboradores, consolidar uma relação de confiança com os clientes são conquistas que nos satisfazem muito. Por outro lado, o crescimento tem seu preço. Por isso, temos empenhado muito do nosso tempo na contratação de novos colaboradores. Quanto mais crescemos, de mais mãos precisamos. Acontece que nem sempre é fácil equalizar essa conta.  “A DBC, já perto de atingir seus 25 anos de mercado, se consolidou como uma das maiores empresas gaúchas de TI. Soma-se a isso o relacionamento próximo que mantemos com os clientes e a qualidade de nossa equipe. São atributos que o mercado percebe e com isso gera-se um ciclo virtuoso de parceria com nossos clientes, trazendo desta forma oportunidades recorrentes e novos projetos”, esclarece o diretor Lisandro Jacobus.

A questão

Existe uma dificuldade em encontrar profissionais qualificados em TI.  As áreas que exigem mais esforço para contratações efetivas são cíclicas. Depende do ramo de tecnologia que está sendo mais demandado pelo mercado. Nesse momento, temos observado carência de bons profissionais na Plataforma Java.  Além disso, com frequência recebemos um feedback sobre dúvidas. Algumas pessoas entendem que estamos sempre preenchendo as mesmas vagas, pois os novos funcionários não ficam. Outros interpretam que as oportunidades são para um período curto e por isso não enviam currículos. Aliás, se você tiver amigos na área da TI que estão se questionando, compartilhe este texto com ele.

A seleção não tem mistério, mas deve ser criteriosa. Como a gente sempre preza para que o cenário seja satisfatório para empresa e funcionário, avaliando expectativas, competências e cultura com a DBC, esse processo pode levar um tempo. Por outro lado, vale bastante a pena. Conseguimos manter os profissionais na casa por anos e temos um ótimo resultado entregue.

A estratégia

Temos investido todos os anos na capacitação da equipe. Isso ocorre de diversas formas, como treinamentos, workshops e Dojos. Recentemente, o projeto Vem Ser DBC se tornou um forte braço nessa missão, pois consegue formar profissionais alinhados com a cultura da empresa. Já formamos uma equipe e neste mês começamos as aulas com a segunda turma.

1ª Turma do Vem Ser DBC

Leia mais sobre o Vem Ser DBC aqui: https://www.dbccompany.com.br/programa-vem-ser-dbc/

Outra iniciativa nossa é o Programa de Indicação Premiada Especial. Gostamos de indicações vindas dos colaboradores por acreditar que os perfis indicados estão mais alinhados com a nossa cultura e engajados com as metas da DBC. A indicação também é um apoio para a equipe de recrutamento na tarefa de encontrar profissionais com o conhecimento técnico para as vagas.

Características como valores, crenças, linguagem, atitude, postura e comportamento são avaliadas. Caso a contratação seja efetivada, quem indicou ganha um prêmio em dinheiro.

Veja o regulamento aqui: https://www.dbccompany.com.br/indicacao/.

A cada ano estamos tentando encontrar formas de tornar o ambiente e as relações de trabalho melhores. Claro que a dificuldade aumenta e a expectativa dos colaboradores é alta, mas temos tido bons resultados (somos premiados com o reconhecimento do GPTW como uma das Melhores Empresas para Trabalhar de TI do Brasil e do Rio Grande do Sul há 7 anos).

Final Feliz

Sempre que possível, buscamos a recolocação de profissionais em novos projetos e clientes. “Uma característica da DBC é sempre buscar a recolocação de seus profissionais. Já pela maturidade da empresa, a DBC proporciona aos seus colaboradores a oportunidade de crescimento profissional, de fazer carreira na empresa, de crescer pessoalmente e financeiramente”, comenta Lisandro.  A DBC não é uma empresa de passagem, temos profissionais com mais de 10 anos de casa.  Temos gente que veio de longe e encontrou o lar aqui. Quem trabalha conosco tem a oportunidade de entrar em contato com projetos para as melhores e maiores empresas do Brasil.

 

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro dos nossos novos passos, desafios e realizações.

 

10 Likes

Comments: 0

There are not comments on this post yet. Be the first one!

Deixe um comentário