Ativo 7

Fast Product Discovery

Escrito por Fabiano Trindade e Rafael Oliveira
 em 19 de julho de 2022

 Como adaptamos o melhor de três práticas para criar um ciclo de descoberta de produtos rápido e eficaz

Na era digital, uma vantagem competitiva sustentável é a velocidade com que uma organização pode responder às necessidades de seus clientes com soluções inovadoras. Em um ambiente de constante transformação, as organizações precisam se tornar flexíveis, adaptáveis e receptivas a mudanças para que tenham sucesso. Diante desse cenário, surge o desafio da DBC Company de auxiliar seus clientes no processo de inovação e transformação dos seus produtos.

A partir da necessidade dos nossos clientes, criamos um modelo inovador para descoberta de produtos, que ao mesmo tempo antecipa informações e alinha expectativas entre os envolvidos na construção do produto. Nesse modelo, extraímos e combinamos o melhor de três práticas: Lean Business Case, Lean Inception e Design Sprint, com o objetivo de criar um modelo que nos possibilite um ciclo de descoberta de produtos rápido e efetivo.

O Modelo Fast Product Discovery é um ciclo de descoberta de produto que tem como objetivo explorar possibilidades para ajudar a criar soluções significativas para o negócio. A prática consiste em uma jornada de cinco dias de imersão, dividida em duas etapas:

  • Exploração da Solução: nesta etapa começamos a definir o nosso caminho para a solução. O Lean Business Case nos fornece informações primordiais para o restante da execução da jornada de descoberta de produtos; ideias/oportunidades, proposta de valor, objetivo do negócio e público-alvo são alguns dos itens inicialmente levantados e que podem impactar diretamente na construção do produto. Ainda nesta etapa, executamos a prática de Lean Inception, que tem como objetivo a construção do Minimum Viable Product (MVP).

 

  • Validação da Solução: a etapa de validação é o momento em que priorizamos a solução, e determinamos se todo o MVP será validado ou parte dele. Após a priorização, entramos com a prática de Design Sprint, iniciada com criação de esboço de telas, protótipos navegáveis e roteiros de testes; são todos artefatos que serviram de entrada para o laboratório de testes, no qual colhemos feedbacks de usuários reais e eliminamos desperdícios de tempo com desenvolvimento indevido que nos permite aprender e experimentar mais rapidamente.

 

Abaixo, a Figura 1 representa de forma macro o ciclo de descoberta de produtos.

Figura 1: etapas ciclo de descoberta de produtos.

 

Por meio do Fast Product Discovery, teremos inúmeros dados para o planejamento da solução. O planejamento é fundamental para a economia de recursos, pois a solução chegará melhor alinhada e primeiramente validada por usuários reais antes de iniciar a fase de desenvolvimento.

Alguns dos principais benefícios da utilização do Fast Product Discovery:

  • Promove alto nível de interação entre as pessoas;
  • Supera desafios de cocriação de produtos digitais para entregar um MVP;
  • A abordagem permite e aconselha integrar especialistas em design, agilidade, produto e desenvolvedores, para uma cocriação efetiva da solução;
  • Possibilita testar uma ideia e validá-la no mercado rapidamente;
  • Continuidade do trabalho realizado no Fast Discovery para o time de UX, devido a sua aplicação ser realizada no Figma;
  • A partir do MVP, é possível testar suas principais funcionalidades diretamente com usuários reais e receber feedbacks, antes mesmo de colocar em processo de desenvolvimento.

No ciclo de descoberta de produtos, o principal objetivo é apresentar a maneira mais rápida e eficaz de validar uma hipótese de produto. Logo, a sistemática do Fast Product Discovery nos proporciona esse ciclo, entendendo com mais clareza o que devemos explorar, validar como solução, quais nossas oportunidades, quais são nossos usuários que se envolveram nos testes e, principalmente, saber se estamos caminhando na direção correta para atender às necessidades de nossos clientes.

A equipe do DBC Digital disponibilizou um template da solução. São 10 dinâmicas, todas com instruções de aplicação. Clique aqui para acessar o material!

por Fabiano Trindade e Rafael Oliveira Head de Agilidade e Head de Design
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