Sem Título-1

Gestão de Projetos – uma reflexão atual

Escrito por Sidney dos Anjos
 em 13 de abril de 2022

Realizar a Gestão de projetos tem por conceito controlar as atividades e eventos através de um plano fundamentado em três pilares:  prazo, custo e qualidade. Este plano é mantido vivo através de uma ampla gama de ferramentas, assim como dentro de um processo contínuo mantido por uma instituição de abrangência Internacional denominada PMI – Project Management Institute, a qual é guardiã das doutrinas e processos que estabelecem as atividades necessárias à Gestão.

Se considerarmos o processo de gestão de uma maneira geral, envolvendo as equipes internas e externas, técnicos e usuários, tivemos uma alteração significativa na conduta dos seus realizadores.

Esta alteração, além de provocada pelas diferentes plataformas ou tecnologias na operação e monitoramento das atividades, também teve o distanciamento como um desafio à comunidade envolvida.

O compartilhamento de atividades, a disponibilidade e a sobreposição de tarefas aumentaram quantitativamente. As pessoas foram absorvidas em um mar de incertezas, mas a maior parte delas seguiu o trajeto da realização mesmo nas condições mais adversas.

Houve um pacto silencioso de compreensão; cada ser humano dentro de sua atmosfera física e mental procurou executar o seu melhor e todos buscaram a superação que a atualidade exigia.

Foi por outro lado também que uma contaminação de valores, experiências, exemplos e atitudes envolveu a todos para que atravessassem um caminho pavimentado na fé e esperança.

Realizar projetos sempre foi desafiador mesmo com a melhor metodologia e o melhor template; manter o senso de equipe em prol do objetivo é uma constante.

Se fossemos reduzir a uma palavra como receita de sucesso, eu diria que a adaptabilidade é a melhor dentre muitas; a atualidade exigiu isto e todos responderam dentro de sua capacidade de maneira positiva.

O processo de gestão contínua, fundamentado no êxito da resposta aos desafios, consolidou com plenitude todos os planos estabelecidos e demonstrou a eficiência como resultado primordial.

 

Sidney dos Anjos é Mestre em Ciência Cognitiva, base da IA; possui certificados como COBIT, ITIL, PMP. Formado em Eletrônica, Administração de Empresas, como MBA em Gestão Empresarial (USP) e Pós Graduação em Administração Financeira (FGV), atua na área de TI, onde realizou diversos desenvolvimentos nas mais variadas tecnologias, atuou como Diretor de Datacenter no Grupo EDP – Portugal, foi XSP – Extend Solution Provider, atuou no corpo dicente da UPF, USP e FACC (Concórdia-SC), possui artigos publicados. Implementou nacional e internacionalmente projetos na plataforma ERP BAAN e atua desde 1995 focado como Gerente de Projetos nos produtos SAP.

por Sidney dos Anjos Gerente de Projetos
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Gestão de Projetos - uma reflexão atual
Realizar a Gestão de projetos tem por conceito controlar as atividades e eventos através de um plano fundamentado em três pilares:  prazo,...
O esforço das organizações para alcançar agilidade nos negócios
Nos últimos anos, o rápido avanço tecnológico e as mudanças nos cenários econômico, político e social provocaram impactos sobre profissionais e organizações,...