
Gestão de Projetos – uma reflexão atual
Realizar a Gestão de projetos tem por conceito controlar as atividades e eventos através de um plano fundamentado em três pilares: prazo, custo e qualidade. Este plano é mantido vivo através de uma ampla gama de ferramentas, assim como dentro de um processo contínuo mantido por uma instituição de abrangência Internacional denominada PMI – Project Management Institute, a qual é guardiã das doutrinas e processos que estabelecem as atividades necessárias à Gestão.
Se considerarmos o processo de gestão de uma maneira geral, envolvendo as equipes internas e externas, técnicos e usuários, tivemos uma alteração significativa na conduta dos seus realizadores.
Esta alteração, além de provocada pelas diferentes plataformas ou tecnologias na operação e monitoramento das atividades, também teve o distanciamento como um desafio à comunidade envolvida.
O compartilhamento de atividades, a disponibilidade e a sobreposição de tarefas aumentaram quantitativamente. As pessoas foram absorvidas em um mar de incertezas, mas a maior parte delas seguiu o trajeto da realização mesmo nas condições mais adversas.
Houve um pacto silencioso de compreensão; cada ser humano dentro de sua atmosfera física e mental procurou executar o seu melhor e todos buscaram a superação que a atualidade exigia.
Foi por outro lado também que uma contaminação de valores, experiências, exemplos e atitudes envolveu a todos para que atravessassem um caminho pavimentado na fé e esperança.
Realizar projetos sempre foi desafiador mesmo com a melhor metodologia e o melhor template; manter o senso de equipe em prol do objetivo é uma constante.
Se fossemos reduzir a uma palavra como receita de sucesso, eu diria que a adaptabilidade é a melhor dentre muitas; a atualidade exigiu isto e todos responderam dentro de sua capacidade de maneira positiva.
O processo de gestão contínua, fundamentado no êxito da resposta aos desafios, consolidou com plenitude todos os planos estabelecidos e demonstrou a eficiência como resultado primordial.
Sidney dos Anjos é Mestre em Ciência Cognitiva, base da IA; possui certificados como COBIT, ITIL, PMP. Formado em Eletrônica, Administração de Empresas, como MBA em Gestão Empresarial (USP) e Pós Graduação em Administração Financeira (FGV), atua na área de TI, onde realizou diversos desenvolvimentos nas mais variadas tecnologias, atuou como Diretor de Datacenter no Grupo EDP – Portugal, foi XSP – Extend Solution Provider, atuou no corpo dicente da UPF, USP e FACC (Concórdia-SC), possui artigos publicados. Implementou nacional e internacionalmente projetos na plataforma ERP BAAN e atua desde 1995 focado como Gerente de Projetos nos produtos SAP.

