Icebreakers Remotos para Team Building

Postado por DBC Company Em: Metodologia Ágil, Tecnologia Sem comentarios

Icebreakers, ou Quebra-Gelos, são dinâmicas nas quais um grupo de pessoas realiza atividades diversificadas para ganhar ou recuperar energia e foco, para então seguirem a outras atividades fins. Alguns icebreakers também servem para team building, os quais apresentaremos neste post! Para entender um pouco mais sobre fundamentos da construção de um time, leia o post anterior.

Criando Conexões…

Tais dinâmicas de Team Building devem criar conexões entre as pessoas do time. Quanto mais conexões os membros do time possuírem, maior será a sinergia e o senso de time. Conexões as quais relacionadas tanto ao próprio trabalho, quanto pessoais.

Icebreakers

Apresentaremos a seguir alguns quebra-gelos simples e rápidos de serem aplicados, antes, durante ou depois de alguma reunião, workshop ou evento do time. Tudo isso podendo ser aplicado online.

Icebreaker: Uma Palavra!

Esse é um icebreaker super rápido, excelente como “aquecimento”. Cada membro do time diz uma palavra sobre o time. Pode ser uma expressão também (porém não uma frase). Diversas rodadas podem ser realizadas, visto que é uma dinâmica que leva cerca de um minuto (num grupo de até 10 pessoas).

Essa dinâmica pode variar, com tópicos sobre o produto que o time desenvolve, ou serviços que oferecem. Pode ser também sobre alguma entrega realizada, aprendizados do time, ou alguma reflexão. Busque sempre escolher tópicos positivos.

Icebreaker: Minha Coisa Favorita

Lembra sobre criar conexões entre os membros do time? Essa dinâmica já começa a criar laços pessoais entre o time. Imagina trabalhar ao lado de alguém que toca bateria, enquanto tu já teve uma banda de rock? Quanto assunto pode ter dali em diante… E quanta parceria e coleguismo construído por essas conexões. São muitos assuntos que podem se conectar.

Faça mais de uma rodada no time. Para auxiliar a ordem de cada um falar, é interessante ser pela ordem alfabética do primeiro nome de cada participante. Como facilitador, busque sempre o lado bom das conexões, criando um clima de positividade e respeito das coisas favoritas de cada um, por mais diferentes de todos. Mostre que é importante a diversidade de “coisas favoritas” e isso é o que também constrói um time efetivo.

Varie e inove na dinâmica. Deixe uma ou mais rodadas livres, onde outras pessoas também possam repetir a mesma coisa favorita. Após isso, coloque uma restrição que não pode repetir mais.

Ah, a “minha coisa favorita” é pizza italiana. 🙂

E numa segunda rodada seria: (posso repetir pizza? hehe).

E a sua coisa favorita?

Icebreaker: Minha Música Favorita

Essa dinâmica é similar à “minha coisa favorita”, mas sobre músicas. Há diversas variações nesta dinâmica. Cada pessoa pode dizer sua música favorita numa lista, ou as top 3 (às vezes é difícil dizer apenas uma música!). Assim o time já tem uma playlist para compartilhar músicas.

Outra variação desta dinâmica é cada pessoa colocar o som para tocar da música favorita, e então o time precisa adivinhar. Envolve a sonoridade da música, e já cria um clima mais leve no time.

Já adianto a minha: Black Sabbath – Planet Caravan.

E numa segunda rodada seria: Pink Floyd – Echoes.

E a sua música favorita?

Icebreaker: Postando Uma Foto

Cada membro posta ou mostra uma foto sobre algum momento, pessoas ou coisas que dizem a seu respeito. E então conta uma história ou explica o porquê de escolher aquela foto. É possível compartilhar a foto num grupo de trabalho ou numa pasta, ou quem sabe até mesmo compartilhar na tela do computador ou mostrar na câmera.

A foto pode ser tirada no momento também. Cada foto representa algo de valioso para a pessoa, criando conexões e memórias entre o time.

Qual foto você postaria agora para seu time?

Icebreaker: Fato Curioso Sobre Mim

Cada membro do time conta um fato curioso sobre si. Essa dinâmica já pode levar um tempo a mais, para dar tempo de perguntas, respostas e comentários sobre o fato. É importante que o facilitador cuide para que haja um clima leve de positividade, respeito e bem-humorado. Deixe o time fluir no assunto, mas busque sempre voltar à dinâmica.

O meu fato curioso é: pedalei 3.500km viajando pela Europa por quase três meses em 2017.

E o teu fato curioso, qual seria?

Icebreaker: Duas Verdades e Uma Mentira

Essa dinâmica possui algumas variações. Inove!

Primeiramente cada membro escreve duas verdades e uma mentira sobre si. Dê alguns minutos (3 a 5 min) para pensarem em algo interessante. Após, peça para que cada membro leia os três itens, e o restante do time precisa adivinhar quais são as verdades e qual é a mentira.

Outra variação está em dividir o time em dois subgrupos. Então os subgrupos se reúnem para escreverem duas verdades e uma mentira sobre cada membro, e elaboram uma estratégia em conjunto. Após, o outro grupo precisa adivinhar de quem é cada item, e se é mentira ou verdade.

A dinâmica se torna uma competição saudável, e a pontuação pode ser contabilizada também para aumentar a diversão.

Crie seu próprio icebreaker!

O que sugiro é experimentar alguns dos icebreakers acima, onde trazem uma base de criar conexões e vínculos tanto profissionais quanto pessoais entre os membros do time. Sempre com um clima de diversão e respeito. E então inove, modifique os icebreakers ou até crie seus próprios icebreakers.

Serviços DBC AGIL para Team Building

A DBC possui uma equipe especializada em construção de times e facilitação de icebreakers.

Conheça mais na página https://www.dbccompany.com.br/dbc/agil/ e entre em contato para uma conversa!

 

0 Likes