flat lay view from above on table workplace close-up man hands at home working typing on laptop online freelancer job, black empty screen, stationery

Modelo híbrido – como se adaptar?

Escrito por Pietro Bordin
 em 24 de novembro de 2021

Olá pessoal, hoje gostaría de trazer um artigo de reflexão para todos.

Brevemente queria trazer um contexto: estamos em dezembro, o último mês do ano de 2021, e poderia me atrever a dizer que este seja mais especial, pois tratam-se de encerramentos de vários ciclos; no mundo, na DBC e na vida. Entraremos em 2022 com a Pandemia de Covid-19 mais controlada no Brasil e, graças à vacinação, estamos retomando aos poucos nossas atividades pessoais e presenciais. Na DBC iremos nos mudar para o Instituto Caldeira, um grande hub de empresas e parcerias que estão focadas na transformação e inovação, e também é uma instituição pensada a partir principal tendência que quero falar com vocês hoje: o modelo híbrido.

Percebemos nos últimos dois anos que o modelo Home Office veio para ficar! Diversas empresas e países adotaram este modelo de trabalho e tiveram sucesso em suas adaptações, incluindo a DBC. Melhor qualidade de vida, maior tempo com a família, menor custo com deslocamento; são muitos os benefícios gerais que o modelo pode gerar. Porém, vimos que somos humanos e seres sociais, que necessitam do contato e interações fora do ambiente familiar e pessoal e, portanto, a falta de outros tipos de interação tem um impacto significativo na nossa saúde mental.

Procurando um equilíbrio entre todos os aspectos positivos e negativos do home office, surge o Modelo Híbrido de Trabalho, alternando entre atividades presenciais e à distância. Trazendo uma maior flexibilidade para todas situações, demandas e preferências pessoais, gerando uma maior capacidade de conexão e sintonia com todos os colaboradores. Contemplando clientes, colaboradores de todo o Brasil e suas preferências, a DBC adotou este modelo de forma permanente em setembro de 2021. Mas afinal, como posso me readaptar nessa tendência nacional e mundial?

 

1.  Qual a diferença e como sei se estou tendo um modelo híbrido de trabalho?

A principal diferença é que as atividades podem ser divididas em trabalho remoto e trabalho presencial, seja na sede ou em clientes. Importante trazer que elas não são excludentes; todos podem trabalhar com uma equipe 100% home office e ter momentos pontuais de encontro presencial, ou podem ter uma periodicidade e/ou rotação nas equipes em trabalho presencial.

           

2.  Me adaptei ao modelo home office, mas agora terei que retornar alguns dias em trabalho presencial, o que faço para me organizar?

Realmente, se readaptar em menos de 2 anos não é uma tarefa fácil. Primeiro, reúna as informações fundamentais para sua rotina:

– Horários das atividades familiares (escola dos filhos, aulas de cursos, entre outros);

– Qual é o combinado entre a empresa/cliente, principalmente das atividades presenciais (horários, datas, intervalos, local, rotação de pessoal e reuniões).

Após reunir estas informações, seu objetivo é tentar traçar uma rotina que busque conciliar seus deveres pessoais e suas atividades de trabalho. No início, talvez possamos nos sentir meio cansados ou fora da “batida”, pois acostumamos a trabalhar de casa, o que demanda habilidades diferentes.

 

3. Definir novas prioridades, mas desta vez com um elemento novo: quais tarefas podem ser melhor trabalhadas no presencial?

Percebemos que todas as tarefas voltadas para o nosso setor podem ser realizadas 100% online. Porém, têm pontos estratégicos que merecem uma atenção especial. Priorizar a “presencialidade” para situações que são potencializadas com o foco no relacionamento, decisões importantes, contato visual e interação, transparência, conexão e compliance. Pensando nisso, outras atividades podem ser priorizadas para o trabalho à distância.

 

4. Saúde no Trabalho e os aprendizados dos anos 2020/2021

Não esqueça todos os ensinamentos desses últimos anos, fique atento à sua saúde e ao equilíbrio na sua vida pessoal e profissional. Você passou um momento complicado nesses últimos anos e conseguiu de alguma forma por isso tudo; se valorize pelas pequenas e grandes conquistas. Se readaptar é um processo que exige tempo, ajuda e certa organização; esteja aberto a reflexões e mudanças significativas e perceba as suas necessidades pessoais.

 

Finalizando, é importante ficar claro que, por ser um modelo flexível e relativamente novo, estamos todos em processo de adaptação: empresa, cliente, colaboradores e sociedade como um todo. Todos estão sujeitos a mudanças e sugestões para melhorar seus processos e focar cada vez mais na nossa qualidade e bem-estar pessoal e no trabalho.

Nesse modelo híbrido desejo todos um bom retorno às atividades presenciais, e vivenciem suas conexões de trabalho e seus relacionamentos de equipe. Somos humanos, somos DBC Company!

 

por Pietro Bordin Assistente de Gestão de Pessoas
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Industry
DBC was practically born in the footwear and iron and steel industries. We have the best solutions for every stage of the...
Financial
We offer solutions to decentralize financial information, expand the final customer`s options when transferring and accessing their information, effective spend control, integration...