redes-mundo-digital-conexiones-internet-datos-BBVA

O esforço das organizações para alcançar agilidade nos negócios

Escrito por Fabiano Trindade
 em 11 de março de 2022

Nos últimos anos, o rápido avanço tecnológico e as mudanças nos cenários econômico, político e social provocaram impactos sobre profissionais e organizações, forçando a crescente evolução de produtos e serviços para a era digital.

A forma como nos relacionamos com empresas, os formatos de trabalho e as relações de consumo mudaram rapidamente e continuam mudando constantemente. Com isso, novos meios de consumo estão surgindo; no entanto, crescem as incertezas e insatisfações dos consumidores perante a enorme falta de qualidade e eficiência dos produtos e serviços. Assim, grandes e pequenas organizações enfrentam uma crise organizacional: seus modelos tradicionais de gestão e processos não são mais capazes de mantê-las competitivas no mercado diante desta grande revolução da era digital.

Segundo o especialista Mik Kersten, para muitas organizações do século 21 o software é fundamental para a inovação empresarial e a promoção de vantagens competitivas. Mas cerca de 70% dos projetos de desenvolvimento de software atrasam ou falham em suas execuções, e entregar projetos de software bem-sucedidos ainda é um desafio para as organizações.

A entrega de software está sempre em constante estado de evolução, com novas práticas de requisitos, desenvolvimento, teste e implantação sendo modificadas e aprimoradas. Porém, a melhoria geralmente é perdida ou limitada sem uma maneira de conectar com as disciplinas de entrega de software e a estratégia organizacional.

Para o professor John Kotter, considerado uma das maiores autoridades sobre mudança e liderança, as formas do passado de definir e implementar a estratégia organizacional não estão tendo sucesso em sua totalidade, porque não se pode mais acompanhar o ritmo da mudança. Os líderes organizacionais estão divididos entre tentar ficar à frente de uma concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade de entregar resultados. Embora as hierarquias tradicionais e os processos possam atender às demandas diárias da administração de uma organização, eles raramente estão preparados e equipados para identificar riscos importantes, formular iniciativas estratégicas com agilidade e implementá-las rapidamente.

A acadêmica Carlota Perez complementa que muitas organizações grandes e bem-sucedidas enfrentam uma crise existencial; as competências distintas e os enormes ativos tangíveis que as levaram até lá já não são mais adequados para garantir a sobrevivência na era digital.

Embora a jornada para a agilidade nos negócios seja longa e desafiadora e possa parecer que nunca termine, o primeiro passo é entender “por quê”. O que define sua organização e seu objetivo? De várias maneiras, isso definirá a forma como você trabalha em conjunto, coopera e cria valor para seus clientes.

 

REFERÊNCIAS
BUSINESS AGILITY INSTITUTE. The Business Agility Report – Rising to the challenge. 4th edition, 2021. Disponível em: https://businessagility.institute.com
KERSTEN, Mik. Projeto para Produto. IT Revolution Press, 2018.
KOTTER, John. XLR8 (Accelerate): Construindo agilidade estratégica para um mundo em movimento mais rápido. Harvard Business Review Press, 2014.
PEREZ, Carlota. Revoluções Tecnológicas e Capital Financeiro: A Dinâmica das Bolhas e Idades de Ouro. Editora Edward Elger, 2002.
por Fabiano Trindade Agility Head
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Fast Product Discovery
 Como adaptamos o melhor de três práticas para criar um ciclo de descoberta de produtos rápido e eficaz Na era digital, uma...
Você já ouviu falar em Deep Learning?
Olá, pessoal, tudo bem? Me chamo Luiz Otávio, sou analista de dados e também estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciência de...