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O futuro da comunicação para empresas: tecnologia e ubiquidade

Escrito por Lorem Motta
 em 23 de fevereiro de 2022

Falar que as novas tecnologias estão trazendo maneiras e soluções surpreendentes de comunicação, tanto para usuários como para empresas, não é uma premissa nova. Novas formas de interação (comunicação interpessoal) e interatividade através de sistemas trazem simultaneamente novas estratégias de marketing.

Uma das vantagens da ubiquidade e da internet das coisas é o livre acesso a canais tecnológicos, criando proximidade da marca com o seu público e cliente, e se tornando uma ferramenta forte para competitividade de mercado; e, se bem executado, um canal importante para a comunicação das empresas e seus valores.

Mais do que um instrumento estratégico de marketing, a internet passou a ser fundamental para o relacionamento Empresa x Cliente, sendo um dos principais canais de contato e venda. Ela se tornou um espaço sociocultural onde a liberdade é infinita, e a informação é livre e interligada.

A internet, caminhando ao lado da tecnologia, traz ubiquidade, que seria o fato de a informação estar em todos os lugares, acessível de diversas maneiras em infinitas plataformas e veículos digitais.

A empresa, de acordo com seu posicionamento e valores, tem que pensar simultaneamente em diversas ações interligadas com seu público, objetivo e missão institucionais; pensar em compor uma mensagem clara e atrativa para diversas telas, canais, e locais, além da interatividade on e offline.

Vou usar três exemplos para explicar melhor o que seria ubiquidade aplicada à tecnologia na área da comunicação:

 

  1. Uma empresa de gadgets eletrônicos expõe sua campanha em um PDV no aeroporto, onde seu público-alvo frequentemente passa, gerando maior visualização da marca. Este PDV contém uma campanha de estreia de um novo produto no mercado, e o cliente pode adquiri-lo naquele exato momento: lendo o QR code impresso e já com um desconto aplicado pela estreia. O cliente pode escolher retirar o produto na loja física do aeroporto ou agendar a entrega em sua casa.

 

  1. Uma fotógrafa de casamentos elaborou um novo produto físico inspirado em trilhas do Spotify. Vou explicar melhor: ela fotografou o momento da saída do casal da igreja e uma música foi tocada naquela parte do evento. Explorando esta oportunidade, ela produziu um impresso da foto em um item decorativo de madeira e, abaixo da imagem impressa, está localizado um código do Spotify, que ao escanear a partir do aplicativo abrirá a trilha sonora que foi utilizada naquele momento especial.

Imagem meramente ilustrativa

 

  1. Participei recentemente de um evento exclusivo do Metaverso organizado pelo GPTW, onde usava a mesma lógica de eventos físicos no online. Consigo através de um avatar me aproximar de rodas de conversas; caso precise falar com uma pessoa, preciso me aproximar dela para ouvi-la e vê-la na câmera. Se há muitas pessoas em volta, preciso me afastar para conversar melhor. Há salas e auditórios, microfones para falar com plateias, interatividade com emojis, chats, cafés virtuais e espaços para networking.

 

Com estes exemplos e soluções, alguns simples e outros mais elaborados, fica claro que hoje a comunicação é ubíqua, isto é, está em toda parte; não há limitadores. Pensar em marketing e em campanhas que carreguem os princípios da empresa e marca não é algo simplório; porém, nunca tivemos tantas possibilidades de pontos de contato com nosso público-alvo, espaços para comunicar e nos diferenciar no mercado e dos concorrentes diretos. Em outras palavras, é desafiador esta era da ubiquidade e da internet das coisas, porém é emocionante e atualizando o famoso dizer: nem o céu é o limite para a cyber cultura.

 

 

Referências 

Oliveira, Fátima Bayma – Tecnologia da informação e da comunicação: a busca de uma visão ampla e estruturada – 2002

por Lorem Motta Analista de Marketing
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