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Por que usar Big Data no e-commerce

Escrito por DBC Company
 em 2 de março de 2018

Empresas com lojas virtuais têm outra relação com o mundo, já que estão inseridas no contexto digital. São negócios que precisam de atualização constante, mudanças na linguagem, promoções atrativas para que o cliente se interesse e clique no banner! Isso sem contar as promoções para compras conjuntas, cupons de desconto, etc. São muitas opções relacionadas diretamente à tecnologia e há muito o que se aproveitar deste universo para impulsionar quantidade e qualidade de vendas. Uma pesquisa da Deloitte  apontou que 51% dos brasileiros planejaram fazer as compras de Natal pela internet em 2017. Os entrevistados disseram que a principal vantagem das lojas virtuais em relação às físicas é a maior seleção de produtos. O cenário do consumo está se transformando e o universo digital segue conquistando mais espaço e confiança dos consumidores.

A relação do Big Data com o e-commerce é bastante interessante. Como já sabemos, o Big Data é capaz de processar um grande volume de informações, fazendo análises bem mais precisas dos interesses e padrões de uma pessoa ou grupo. A tecnologia é capaz de coletar e entender as principais informações para quem tem um e-commerce. A vantagem desta alternativa é que a partir do que foi levantado na análise é possível criar estratégias de vendas e marketing. Como isso acontece na prática? O Big Data é caracterizado por 5Vs.

volume: a quantidade imensa de dados e informações que são trabalhadas diariamente;
velocidade: a rapidez em que dados são identificados e processados.
variedade: a diversidade de tipos dos dados coletados e cruzados por essas aplicações;
veracidade: os dados coletados pela tecnologia são precisos;
valor: quantidade não é tudo; os dados coletados devem ser relevantes para agregar informações importantes.

Na prática, como utilizar o Big Data na sua loja virtual? Você pode, por exemplo, conseguir uma definição melhor dos preços se entender o interesse real do cliente em algum produto. É possível personalizar e segmentar ofertas, cruzando o perfil de compras, interesses nas redes sociais, navegação na loja. A tecnologia de análise de dados ajuda a fazer uma leitura mais precisa do comportamento e perfil dos clientes. Dessa forma, os varejistas podem, inclusive, encontrar outros compradores com perfil similar, propor condições especiais e se destacar da concorrência.

Além disso, entender de que forma o cliente se relaciona com os produtos e o site é fundamental para melhorar a experiência dos compradores. Com o Big Data, melhorar a navegação é bem mais fácil. A partir da análise,  a empresa vai saber quais áreas são menos clicadas, quais páginas são mais acessadas, produtos mais visualizados, tempo de permanência, taxa de rejeição, etc. Os dados podem ser utilizados para melhorias na usabilidade, menu, descrição  dos produtos.

São infinitas as possibilidades de utilizar Big Data em seu negócio. Siga acompanhando nosso blog para se manter informado sobre o universo digital.

por DBC Company DBC Company
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