
Tendências de qualidade de software para 2022
Hoje entramos no nosso sétimo episódio de série de artigos mensais sobre teste de software, e vamos falar sobre as tendências que nos esperam em 2022.
Como parte da evolução humana, o progresso tecnológico é vital para a sobrevivência das empresas e, como já foi dito nos artigos anteriores, o teste é uma parte fundamental para garantir qualidade e confiança. Para isso, é necessário uma evolução continua para atender às constantes mudanças das necessidades dos negócios enquanto utilizamos novas ferramentas que auxiliam o profissional na manutenção desta qualidade.
Mas quais ferramentas serão tendências em um cenário de tantas incertezas?
O que antes era motivo de medo e insegurança, hoje estamos começando a nos acostumar com o novo cenário que o Covid nos trouxe. É fato que isso mudou completamente a nossa vida e nossa rotina, mas a pandemia já trouxe alguns ensinamentos para empresas e a sociedade como todo.
Para o mercado corporativo, a possibilidade de ganho mais visível, até agora, é o home office; por outro lado, o isolamento também abriu espaço para outras tendências.
E as tecnologias ou ferramentas que estão se destacando a ponto de se tornar uma tendência para 2022 é uma ferramenta bastante conhecida, mas também muito esquecida: a inteligência intrapessoal e interpessoal.
Precisamos nos conhecer melhor para sabermos identificar as próprias intenções, motivações, desejos, emoções, capacidades e sentimentos e, consequentemente, lidar bem com as situações e necessidades neste novo cenário. A inteligência intrapessoal está relacionada com as capacidades de autoconsciência, autorregulação e motivação, aumentando o domínio que o ser humano possui sobre si mesmo. Somente com este conhecimento somos capazes de tomar decisões certas e coerentes e conhecer os limites e capacidades para romper alguns deles.
Precisamos também melhorar nossa capacidade de compreender as emoções de outras pessoas e agir de maneira correta diante delas. Neste sentido, precisamos melhorar nossas habilidades de nos relacionar com outras pessoas.
Desenvolver esta habilidade nos permite ser mais positivos, prestativa e humildes com os desafios que aparecem no dia a dia. Ter empatia com o próximo nos permite ter uma capacidade cada vez maior de identificar as qualidades das pessoas e de extrair o melhor delas, entende melhor os outros, como emoções, necessidades, motivações e com isto, interagir mais facilmente com outras pessoas mesmo não estando presencialmente presente com os colegas de trabalho.
Desenvolver estas habilidades tem se tornado cada vez mais importante para a melhoria contínua do trabalho.
Para 2022, esta é a tecnologia que mais se apresenta como uma tendência, que além de contribuir para uma cultura de colaboração, estimula o aumento da qualidade na análise da experiência do usuário.
Grande abraço e nos vemos no próximo artigo.
