Imagem artigo

Tendências de qualidade de software para 2022

Escrito por Carlos Alexandre Figueiredo
 em 13 de janeiro de 2022

Hoje entramos no nosso sétimo episódio de série de artigos mensais sobre teste de software, e vamos falar sobre as tendências que nos esperam em 2022.

Como parte da evolução humana, o progresso tecnológico é vital para a sobrevivência das empresas e, como já foi dito nos artigos anteriores, o teste é uma parte fundamental para garantir qualidade e confiança. Para isso, é necessário uma evolução continua para atender às constantes mudanças das necessidades dos negócios enquanto utilizamos novas ferramentas que auxiliam o profissional na manutenção desta qualidade.

Mas quais ferramentas serão tendências em um cenário de tantas incertezas?

O que antes era motivo de medo e insegurança, hoje estamos começando a nos acostumar com o novo cenário que o Covid nos trouxe. É fato que isso mudou completamente a nossa vida e nossa rotina, mas a pandemia já trouxe alguns ensinamentos para empresas e a sociedade como todo.

Para o mercado corporativo, a possibilidade de ganho mais visível, até agora, é o home office; por outro lado, o isolamento também abriu espaço para outras tendências.

E as tecnologias ou ferramentas que estão se destacando a ponto de se tornar uma tendência para 2022 é uma ferramenta bastante conhecida, mas também muito esquecida: a inteligência  intrapessoal e interpessoal.

Precisamos nos conhecer melhor para sabermos identificar as próprias intenções, motivações, desejos, emoções, capacidades e sentimentos e, consequentemente, lidar bem com as situações e necessidades neste novo cenário. A inteligência intrapessoal está relacionada com as capacidades de autoconsciência, autorregulação e motivação, aumentando o domínio que o ser humano possui sobre si mesmo. Somente com este conhecimento somos capazes de tomar decisões certas e coerentes e conhecer os limites e capacidades para romper alguns deles.

Precisamos também melhorar nossa capacidade de compreender as emoções de outras pessoas e agir de maneira correta diante delas. Neste sentido, precisamos melhorar nossas habilidades de nos relacionar com outras pessoas.

Desenvolver esta habilidade nos permite ser mais positivos, prestativa e humildes com os desafios que aparecem no dia a dia. Ter empatia com o próximo nos permite ter  uma capacidade cada vez maior de identificar as qualidades das pessoas e de extrair o melhor delas, entende melhor os outros, como emoções, necessidades, motivações e com isto, interagir mais facilmente com outras pessoas mesmo não estando presencialmente presente com os colegas de trabalho.

Desenvolver estas habilidades tem se tornado cada vez mais importante para a melhoria contínua do trabalho.

Para 2022, esta é a tecnologia que mais se apresenta como uma tendência, que além de contribuir para uma cultura de colaboração, estimula o aumento da qualidade na análise da experiência do usuário.

Grande abraço e nos vemos no próximo artigo.

por Carlos Alexandre Figueiredo Analista de Testes
Menu - DBC Company

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário!

E participe da conversa.

Veja Também

Gestão de Projetos - uma reflexão atual
Realizar a Gestão de projetos tem por conceito controlar as atividades e eventos através de um plano fundamentado em três pilares:  prazo,...
O esforço das organizações para alcançar agilidade nos negócios
Nos últimos anos, o rápido avanço tecnológico e as mudanças nos cenários econômico, político e social provocaram impactos sobre profissionais e organizações,...