Pular para o conteúdo
Asset-11

O que muda na versão 6.0 do SAFe: ampliando a geração de valor

Escrito por Lucas Vibrich

Framework SAFe
Com o intuito de ser um grande aliado para a agilidade em escala nas organizações, a Scaled Agile Framework® (SAFe®) apresenta evoluções na sua estrutura para maximizar a agilidade nos negócios. Nos últimos anos, nos defrontamos com grandes mudanças no mercado, necessidades rápidas de adaptações, definições estratégicas assertivas e sempre atentos à inovação através de tecnologias cada dia mais disruptivas. Com todos esses desafios, a agilidade se movimenta através dos seus frameworks para qualificar todo o ecossistema da empresa; afinal, a melhoria contínua é um dos pilares fundamentais da agilidade.

Mas afinal, o que é o SAFe?
Lançado em 2011 por Dean Leffingwell e Drew Jemilo, o SAFe nasce com o objetivo de ajudar as organizações a desenvolver produtos e sistemas que consigam atender as constantes necessidades de mudanças de clientes, do mercado e da tecnologia. Para seu funcionamento, o SAFe se baseia em princípios ágeis e valores que fomentam o fortalecimento da cultura da agilidade no entorno do Business Agility. Ainda fomenta o alinhamento de todas as pessoas da organização, para que possam se mover para a mesma direção; busca fortalecer o engajamento das lideranças para sustentar as novas práticas e por fim garante a qualidade das entregas com foco nas necessidades do cliente. Para que esses valores sejam colocados em prática e também garantir o sucesso da implementação do programa, a Scaled Agile Inc. disponibiliza um roteiro de implementação com 13 etapas, que é composto por momentos como desenvolvimento dos agentes de mudança, organização em torno do valor, melhorar o portfolio e acelerar para gerar novos aprendizados.

 

 

As principais mudanças na versão 6.0 do SAFe
Como valor vital, a melhoria contínua é necessária em produtos e serviços e também em qualquer framework de agilidade. Através deste principio e das constantes necessidades de mudanças e evoluções, a nova versão chega com um com o olhar mais atento ao cliente, ao mercado e às tecnologias. À medida que novos conhecimentos são gerados através destas origens, os frameworks precisam responder de forma efetiva e que consigam fortalecer o seu fluxo de valor ininterrupto. O SAFe 6.0 chega para auxiliar seus usuários em um momento de grandes transformações no mercado, através de orientações, recursos e melhorias que fortalecem seu funcionamento como atributo chave para que as mudanças necessárias sejam transformadas em oportunidades de negócio. A atualização está baseada em 5 principais tópicos apresentados a seguir.

Fortalecer a base para Business Agility
Compreendendo o atual cenário do mercado, o Business Agility também se moderniza em busca de uma estrutura que reflita as reais necessidades dos clientes. A versão 6.0 do SAFe busca evoluir de forma síncrona a estrutura da empresa para que sua atuação se aproxime dos princípios do Business Agility, e desta forma destinar esforços nos itens que necessitam de maior evolução da maturidade. O Business Agility, é um grande aliado na elevação da maturidade da empresa, e como este entendimento deve ser aprimorado para que escale em todos os níveis da organização e que fortaleça com a sua maturidade o fluxo de valor operacional. Nesta atualização estão mudanças são fomentadas para a estruturação de uma base coesa que sustente os resultados da organização.

Empoderar times e esclarecer responsabilidades
O funcionamento como time e a clareza de papeis e responsabilidades é fundamental para qualquer framework da agilidade. A versão 6.0 do SAFe apresenta atualizações que fortalecem esta necessidade da organização. As atualizações realizadas refinaram algumas nomenclaturas de papeis para que tenham atuações mais abrangentes, responsabilidade definidas e representativas com as necessidades existentes. Ainda se atribuiu novas responsabilidades para alguns papeis, com a expectativa de ampliar o empoderamento e engajamento de todos os níveis da organização. Outra atualização de valor neste tópico é que o SAFe orienta que o tamanho do Agile Team seja de no máximo 10 pessoas, para que se mantenha o foco na produtividade como princípio do framework.

Acelerando o fluxo de valor
Ciente das transformações do mercado nos últimos anos, com uma tecnologia em constante evolução e um mercado com muitas oportunidades, a versão atualizada 6.0 do SAFe reforça a importância de um fluxo de valor contínuo voltado para a maximização de resultados. Com este propósito, a versão apresenta 8 aceleradores de fluxo visando o fortalecimento e também orientações de como maximizar resultado através destes aceleradores. Os aceleradores visam organização do fluxo de valor, aumento da produtividade, fortalecimento da importância das políticas para o flow e garantia da qualidade do trabalho desenvolvido que satisfaça as expectativas dos clientes.

Aprimorar a agilidade em toda a empresa
Quando adotado com sucesso o SAFe impacta de forma imediata toda a empresa e seus times. Com esta vertente, o SAFe em sua nova versão visa aprimorar seus valores e práticas em toda a organização. A evolução da agilidade em toda a empresa está altamente vinculada a equipes engajadas, tornando-as agentes multiplicadores para que possam fornecer soluções de negócios valiosas. Este aprimoramento da agilidade se torna um ativo importante para a aceleração do fluxo de valor, conforme destacado no tópico anterior, e uma visão sistêmica de aprimoramentos que vá ao encontro à geração de valor constantemente.

Entregar melhores resultados com o auxílio de OKRs e Medir e Crescer
Com o objetivo de ter métricas claras com resultados mensuráveis, os OKRs se fortalecem como grande aliado na nova versão do SAFe. O uso é tratado como opcional, mas altamente recomentado pela sua capacidade de apoiar transparência e fortalecer o alinhamento da estratégia com o portfólio e o trabalho dos times. Para compreender o progresso em busca do Business Agility, o SAFe 6.0 propõe a realização da medição de três variáveis, sendo a primeira a de Resultados, que visa entender se as soluções atendem às necessidades dos clientes e do negócio; a segunda o Fluxo, para compreender o quão eficiente está a entrega de valor ao cliente; e por fim a terceira que é a Competência, que busca analisar o quanto a organização está na direção correta do Business Agility.

Conclusões
Podemos concluir que a versão 6.0 do SAFe ingressa ao mercado em um momento chave, onde as mudanças oriundas do mercado e do cliente se tornam frequentes devido ao avanço da tecnologia com as oportunidades de novas receitas. Promovemos a melhoria contínua nos produtos, nos serviços, nos sistemas, nas pessoas, na tecnologia e na agilidade como elo que visa maximizar todo esse ecossistema. A agilidade evolui de acordo com as necessidades e exigências do mercado e também com foco na geração de valor ao cliente. O SAFe, com sua nova atualização, fomenta de forma clara a importância das pessoas neste processo de mudança em larga escala, independente dos seus cargos e responsabilidades. A Agilidade é para todos e todos fazem dela uma grande alavanca para a obtenção dos resultados estratégicos e esperados pelos clientes. Conseguir unir todas essas variáveis destacadas anteriormente é um grande objetivo, e o SAFe 6.0 chega para demonstrar que é possível alcançar este objetivo fortalecendo a transparência, o alinhamento, reconhecendo a importância das pessoas e, por fim, focando na melhoria contínua do fluxo e da organização.

 

Referências:
Say Hello to SAFe 6.0
OKRs
What is SAFe?
Implementation Roadmap