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Fast Product Discovery – O melhor de 3 práticas para criar um eficaz ciclo de descobrimento

Escrito por Fabiano Trindade

Fast Product Discovery: como adaptamos o melhor de três práticas para criar um ciclo de descoberta de produtos rápido e eficaz

Na era digital, uma vantagem competitiva sustentável é a velocidade com que uma organização pode responder às necessidades de seus clientes com soluções inovadoras. Em um ambiente de constante transformação, as organizações precisam se tornar flexíveis, adaptáveis e receptivas a mudanças para que tenham sucesso. Diante desse cenário, surge o desafio da DBC Company em auxiliar seus clientes no processo de inovação e transformação dos seus produtos.

A partir das necessidades dos nossos clientes, criamos um modelo inovador para descoberta de produtos que antecipa informações e alinha expectativas entre os envolvidos na construção do produto ao mesmo tempo. Nesse modelo, extraímos e combinamos o melhor de três práticas: Lean Business Case, Lean Inception e Design Sprint, com o objetivo de criar um modelo que nos possibilitasse um ciclo de descoberta de produtos rápido e efetivo.

O Modelo Fast Product Discovery, é um ciclo de descoberta de produto que tem como objetivo explorar possibilidades para ajudar a criar soluções significativas para o negócio. A prática consiste em uma jornada de cinco dias de imersão, dividida em duas etapas:

 

  • Exploração da Solução: nesta etapa, começamos a definir o nosso caminho para a solução; o Lean Business Case nos fornece informações primordiais para o restante da execução da jornada de descoberta de produtos. Ideias e oportunidades, proposta de valor, objetivo do negócio e público alvo são alguns dos itens inicialmente levantados e que podem impactar diretamente na construção do produto. Ainda nesta etapa, executamos a prática de Lean Inception, que tem como objetivo a construção do Mínimum Viable Prodcut (MVP).

 

  • Validação da Solução: a etapa de validação é o momento em que priorizamos a solução, e determinamos se todo o MVP será validado ou parte dele. Após a priorização, entramos com a prática de Design Sprint, iniciada com criação de esboço de telas, protótipos navegáveis e roteiros de testes; todos são artefatos que servem de entrada para o laboratório de testes, no qual colhemos feedbacks de usuários reais e eliminamos desperdícios de tempo com desenvolvimento indevido, o que nos permite aprender rápido e experimentar mais rapidamente.

Abaixo a Figura 1 representa de forma macro o ciclo de descoberta de produtos:

Por meio do Fast Product Discovery, temos inúmeros dados para o planejamento da solução. O planejamento é fundamental para a economia de recursos, pois a solução chegará melhor alinhada e primeiramente validada por usuários reais, antes de iniciar a fase de desenvolvimento.

 

Alguns dos principais benefícios da utilização do Fast Product Discovery:

    • Promove alto nível de interação entre as pessoas;
    • Supera desafios de cocriação de produtos digitais para entregar um MVP;
    • Permite e aconselha integrar especialistas em design, agilidade, produto e desenvolvedores, para uma cocriação efetiva da solução;
    • Possibilita testar uma ideia e validá-la no mercado rapidamente;
    • Continuidade do trabalho realizado no Fast Discovery para o time de UX, devido a sua aplicação ser realizada no Figma;
    • A partir do MVP, poderá testar suas principais funcionalidades, diretamente com usuários reais e receber feedbacks, antes mesmo de colocar em processo de desenvolvimento.

 

Conclusão:

No ciclo de descoberta de produtos, o principal objetivo é apresentar a maneira mais rápida e eficaz de validar uma hipótese de produto. Logo, a sistemática do Fast Product Discovery nos proporciona esse ciclo, entendendo com mais clareza o que devemos explorar, validar como solução, quais nossas oportunidades, quem são nossos usuários que se envolveram nos testes e, principalmente, saber se estamos caminhando na direção correta para atender às necessidades de nossos clientes.

Foto de Fabiano Trindade

Fabiano Trindade

Head de Agilidade

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